A Religião

26/06/2013 08:01

 

O nome do Islão não provém do nome de uma pessoa, como é o caso do Cristianismo, cuja designação vem de Jesus Cristo, do Budismo, que vem de Gautama Buda, ou do Confucionismo, que deriva de Confúcio. Nem foi buscar o nome a uma tribo, como o Judaísmo à tribo da Judeia e o Hinduísmo aos hindus.

A palavra arábica Islão significa a submissão ou rendição da vontade própria a Alá e os que o fazem são designados por muçulmanos.


A palavra também implica “paz”, que é a consequência natural da submissão total à vontade de Alá.

O Islão foi a religião dada a Adão, o primeiro homem e o primeiro profeta de Alá, e foi a religião de todos os profetas enviados por Alá à humanidade. O nome da religião islâmica não foi decidido pelas gerações seguintes. Foi escolhido por Alá e claramente mencionado na sua revelação final à humanidade. No livro final da revelação divina, o Alcorão, Alá afirma que escolheu “o Islão para vossa religião”.

Esta é uma das grandes diferenças entre o Alcorão e a Bíblia. Em lugar nenhum da Bíblia se encontra Deus a dizer ao povo do Profeta Moisés ou aos seus descendentes que a sua religião é o Judaísmo, nem aos seguidores de Jesus Cristo que a sua religião é o Cristianismo.