As Crenças

26/06/2013 08:02

O Islão, tal como todas as outras religiões monoteístas, apresenta um conjunto de crenças que lhe são características


Crença em Deus

Os muçulmanos acreditam num só Deus, Alá, único e incomparável, sem filhos nem parceiros e o único com direito a ser venerado. Ele é o verdadeiro Deus e qualquer outra divindade é falsa. A mais ninguém, além Dele, se pode invocar, suplicar, rezar, ou venerar de qualquer forma.

Só Alá é o Todo-Poderoso, o Criador, o Soberano e o Sustentáculo de todas as coisas no universo. Ele governa tudo. Ajuda todas as Suas criaturas e todas elas dependem Dele. Ele é omnisciente e omnipresente. Sabe o que aconteceu, o que vai acontecer e como vai acontecer. Nada acontece no mundo sem ser por Sua vontade. A Sua vontade está acima da vontade de todas as criaturas. Tem poder sobre todas as coisas e é capaz de fazer tudo. Se alguém quiser alguma coisa de Deus, pode pedir-lhe directamente sem que ninguém tenha de interceder.

O Islão rejeita a ideia de que Deus tenha descansado ao sétimo dia da criação, de que tenha lutado com um dos seus anjos ou de que tenha incarnado num ser humano. O Islão também rejeita a atribuição de qualquer forma humana a Deus. Todas estas ideias são consideradas como blasfémia para os seguidores do Islão. Deus está muito longe da imperfeição.

A palavra arábica Allah significa Deus. A palavra Alá é o nome dado a Deus por todos os que falam arábico, sejam muçulmanos árabes ou cristãos árabes. Esta palavra surge no Alcorão mais de 2150 vezes.

Crença nos Anjos

Os muçulmanos acreditam na existência dos anjos. Os anjos veneram apenas Deus, obedecem-Lhe e agem apenas sob as Suas ordens. Entre os anjos está Gabriel, que revelou o Alcorão a Maomé.

Crença nos Livros de Revelações de Deus

Os muçulmanos acreditam que Deus revelou livros aos Seus mensageiros como uma prova para a humanidade e como uma orientação para ela.

Crença nos Profetas e Mensageiros de Deus

Os muçulmanos acreditam nos profetas e mensageiros de Deus, começando por Adão e incluindo Noé, Abraão, Ismael, Isaac, Jacob, Moisés e Jesus. Mas a mensagem final de Deus, uma reconfirmação da mensagem eterna, foi revelada ao Profeta Maomé. Os muçulmanos acreditam que Maomé é o último profeta enviado por Deus. Os muçulmanos acreditam que todos os profetas e mensageiros foram criados como seres humanos que não tinham nenhuma das qualidades divinas de Deus.

Crença no Dia do Julgamento

Os muçulmanos acreditam no Dia do Julgamento (o Dia da Ressurreição) em que todas as pessoas serão ressuscitadas para que Deus as julgue pelas suas crenças e actos.

Crença no Al-Qadar

Os muçulmanos acreditam no Al-Qadar, a Divina Predestinação, mas esta crença na Divina Predestinação não significa que os seres humanos não tenham livre arbítrio. Pelo contrário, os muçulmanos acreditam que Deus lhes concedeu livre arbítrio, o que significa que eles podem escolher entre o bem e o mal e que são responsáveis pelas suas escolhas.