Maomé

26/06/2013 08:03

Maomé (c.570-632)

Fundador do islamismo, nasceu em Meca, na península arábica. Por volta de 616, começou a pregar a veneração de um único Deus que lhe teria revelado as palavras do Alcorão através do anjo Jibra ´el (Gabriel). No ano de 622, devido às perseguições de que era alvo, Maomé fugiu para a cidade agora conhecida pelo nome de Medina. A fuga, designada por Hijrah ou Hégira, assinala o início da era islamita. 

Maomé era, até então, pastor e comerciante. Desposou Cadija, uma viúva, em 595, passou algum tempo em meditação e recebeu a sua primeira revelação em 610. A série de revelações prosseguiu ao longo da sua vida. Ao princípio, duvidou que tivessem uma origem divina, mas mais tarde começou a ensiná-las, e os seus seguidores registaram-nas por escrito. Depois da morte de Maomé, estas anotações foram coligidas para formar o Alcorão. 

A mudança para Medina deu origem à primeira comunidade islamita, que lutou durante muitos anos e enfrentou uma feroz oposição de Meca e das tribos vizinhas. Em 630, o exército muçulmano derrotou o exército de Meca e a cidade ficou sob governação muçulmana. Por volta de 632, altura em que Maomé morreu, o islamismo já se tinha espalhado pela península arábica.