Origens

26/06/2013 08:01

Segundo a crença islâmica, o Islão teve início quando o Homem chegou à Terra – mais precisamente aquando da criação do Homem. Alá criou Adão Eva e ordenou-lhes que o venerassem e que vivessem em obediência à Vontade Divina. A própria palavra “Islão” significa obediência a Deus.

 

Em 571, em Meca, na Arábia, nasce o profeta Maomé, o último mensageiro de Alá.

Maomé passou quarenta anos da sua vida como mensageiro de Deus na cidade de Meca.  A maioria das pessoas opôs-se a ele e tentou evitar que difundisse o Islão. Os anciãos de Meca chegaram mesmo a organizar um plano para o assassinar. Quando as coisas chegaram a estes termos, Deus ordenou ao Seu Mensageiro que abandonasse Meca e partisse para Medina. 

O Profeta chegou a Medina são e salvo. Esta é a migração (hégira) mais famosa da história do Islão. O calendário muçulmano começa a partir deste dia e os anos são seguidos da indicação D.H. (Depois da Hégira). 

Medina, uma cidade a cerca de 450 km de Meca crescia como um centro do Islão. O Islão acabou por alcançar um grande sucesso quando o Profeta entrou vitoriosamente em Meca. Tudo isto aconteceu passados oito anos do estabelecimento do Estado Islâmico de Medina. Assim que Meca se submeteu às forças islâmicas, o grupos hostis de descrentes que restavam na Arábia começaram a render-se. No ano seguinte, toda a Arábia aceitava o Islão e os muçulmanos estabeleciam um governo poderoso numa grande área. 

A Arábia tinha o governo mais singular da época, baseado no princípio da soberania de Deus e na vice-regência (Khilafah) do homem.